A IMPORTÂNCIA DA CONTAGEM DE CÉLULAS TCD4+ NO MANEJO DO HIV

A IMPORTÂNCIA DA CONTAGEM DE CÉLULAS TCD4+ NO MANEJO DO HIV

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1, o HIV-1, segue um curso com um amplo espectro de apresentações clínicas desde a fase aguda até a fase avançada da doença. O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae, que ataca o sistema imunológico, principalmente os linfócitos T CD4+.

A população de linfócitos T CD4+, predominantemente CCR5+ residente na submucosa intestinal, é intensamente infectada e destruída, ocasionando uma “quebra de barreira imune”, acarretando a facilitação da disseminação de produtos bacterianos para a circulação sanguínea e contribuindo para o processo de disfunção e ativação imune que caracteriza a evolução da doença. Já a ativação dos linfócitos T CD8+ citotóxicos ocorre precocemente após a infecção pelo HIV e, sua atividade antiviral, modula a evolução da doença, correlacionando-se com redução da carga viral e lenta progressão clínica.

Desde que o HIV foi identificado como uma doença autoimune a contagem de células T CD4+ tem um papel essencial nos programas de tratamento e cuidados da doença, fornecendo informações valiosas sobre o desempenho da infecção ao longo do tempo e prognósticos previstos, além de auxiliar na identificação de associações entre a contagens dessas células com o risco de morte, expectativa de vida e adesão ao tratamento.

O teste de contagem de células CD4 é uma das ferramentas mais importantes para auxiliar as decisões de manejo clínico em pacientes com doença avançada. Em particular, uma contagem de células CD4 inferior a 200 células/mm3 é considerada um limiar crítico para risco aumentado de morte e é usada como a definição atual da OMS de doença avançada por HIV.

TESTE RÁPIDO VISITECT® CD4 Advanced Disease

O VISITECT® CD4 Advanced Disease é um teste de diagnóstico in vitro, sem instrumentos e que fornece resultados úteis e confiáveis. O teste fornece uma estimativa dos níveis de proteína CD4 associada às células T e indica se a contagem de células T CD4+ dos pacientes está acima ou abaixo de 200 células/µL e, portanto, o estágio da doença HIV. Este teste de leitura visual foi projetado para ser usado no local de atendimento e, portanto, tem utilidade em estabelecimentos de diagnóstico descentralizados.

Para conhecer mais sobre esse teste, clique aqui!

Referências bibliográficas:

N Ford et al. The evolving role of CD4 cell counts in HIV care. Curr Opin HIV AIDS. 2017;12: 123-128.

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos. Brasília, 2013

Rua Coronel Gomes Machado, 358
Centro - Niterói - RJ
Brasil - CEP: 24020-112

+55 21 3907-2534
0800 015 1414

Rua Cristóvão Sardinha, 110
Jardim Bom Retiro - São Gonçalo - RJ
Brasil - CEP: 24722-414

+55 21 2623-1367
0800 015 1414
Grupo Biosys Kovalent | 2024

Desenvolvidopela Asterisco

Para o topo