A fosfolipase A2 associada à lipoproteína (Lp-PLA2), também conhecida como o fator ativador de plaquetas, acetilhidrolase (PAF-AH) é uma fosfolipase, independente de cálcio liberada por células inflamatórias em placas ateroscleróticas.
Na circulação, Lp-PLA2 é predominantemente associada com partículas LDL, enquanto que apenas uma pequena porção da enzima esta associado ao HDL. A Lp-PLA2 hidrolisa LDL oxidado para gerar dois compostos pró-aterogênicos e pró-inflamatórios: Lisofosfatidilcolina (lyso-PC) e ácidos graxos oxidados livres (oxFFA).
Ambas as substâncias exercem um papel importante no desenvolvimento de placas ateroscleróticas vulneráveis. A concentração de Lp-PLa2 independe da presença de outros fatores de cardiovasculares de risco, exibe uma variabilidade biológica mínima e não é elevada em reações inflamatórias sistêmicas.
A Lp-PLA2 é um indicador benéfico pertinente aos riscos de doenças cardiovasculares (CVD) e poderá representar um alvo terapêutico em potencial para a redução de tais riscos.
O teste foi desenvolvido para determinar atividades da Lp-PLA2 de 50 U/L até 2000 U/L. O limite mínimo de detecção é de 10 U/L.
Saiba mais em: www.lp-pla2.de