O CRESCENTE USO DE TESTES RÁPIDOS E POINT-OF-CARE
O CRESCENTE USO DE TESTES RÁPIDOS E POINT-OF-CARE
A medicina laboratorial é um componente vital no diagnóstico diferencial na clínica e na prática, uma vez que, as análises laboratoriais auxiliam no diagnóstico correto em mais de 50% de todas as doenças, além de auxiliarem no monitoramento da terapia medicamentosa em muitos casos.
A testagem rápida tem vivido grandes avanços nas últimas décadas e, nos dias atuais, tem havido uma tendência, também, para uma análise diagnóstica mais descentralizada, o chamado Point-of- Care Testing (POCT), que ocorre diretamente em leitos de pacientes, em salas de cirurgia, ambulatórios ou em locais de acidentes. Esta forma de testagem é caracterizada pela minimização do tamanho dos equipamentos, diminuição dos procedimentos dos instrumentos e pelo uso crescente da tecnologia atual, além de pela sua rapidez na liberação de resultados.
Este tipo de testagem é caracterizado principalmente pela proximidade com o paciente, medidas únicas quantitativas ou semi-quantitativas, curto tempo de retorno, sem preparação amostral, sem pipetagem, uso de reagentes pré-fabricados, instrumentos analíticos dedicados e ação terapêutica instantânea e resultante.
Com o advento da pandemia da Covid-19 em 2019, os benefícios do POCT vieram à luz, mostrando resultados rápidos e confiáveis, afetando condutas médicas, sociais e políticas impactadas pela Covid-19 e consolidando sua presença no mercado global.
AS VANTAGENS DO POCT
Uma das grandes vantagens do POCT é que seu uso constitui um recurso diagnóstico que acelera a tomada de decisão clínica, agregando qualidade e precisão ao atendimento médico, além da sua flexibilidade para uso em locais com poucos recursos tecnológicos e laboratoriais. Outra atração é que geralmente requer menos volume de amostra do que os testes realizados em laboratórios centrais.
No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, por exemplo, os testes para diferenciar as bactérias que causam a tuberculose de outras responsáveis por doenças micobacterianas ficaram 30 vezes mais rápidos e pela metade do preço após a introdução da tecnologia de POCT nessa análise.
NOSSO PORTIFÓLIO
Através de parcerias estratégicas com os principais desenvolvedores de tecnologia POCT no mundo, oferecemos uma linha completa e acessível para os mais variados diagnósticos.
Nosso portfólio está em constante atualização, através de um incessante trabalho de pesquisa e desenvolvimento feito por nossos parceiros e conta com equipamentos de alta qualidade e performance além de uma linha de testes rápidos que inclui nosso autoteste para a Covid-19, o SGTi-Flex Covid-19 Ag!
Clique aqui para conhecer mais da nossa linha Point-of-Care.
Referências:
LUPPA, Peter B. et al. Point-of-care testing (POCT): Current techniques and future perspectives. TrAC Trends in Analytical Chemistry, v. 30, n. 6, p. 887-898, 2011.
PRICE, Christopher P. Point of care testing. Bmj, v. 322, n. 7297, p. 1285-1288, 2001.
ST-LOUIS, Patrick. Status of point-of-care testing: promise, realities, and possibilities. Clinical biochemistry, v. 33, n. 6, p. 427-440, 2000.
GUIDANCE FOR SARS-COV-2 RAPID TESTING PERFORMED IN POINT-OF-CARE SETTINGS. CDC, 2022. Disponível em: < https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/lab/point-of-care-testing.html>.
DESCUBRA QUAIS SÃO OS TIPOS E PARA QUE SERVE O TESTE RÁPIDO. Abbott, 2020. Disponível: <https://www.globalpointofcare.abbott/pt/knowledge-insights/viewpoints/discover-rapid-tests.html>
TESTE POCT PARA TUBERCULOSE TEM RESULTADO 30 VEZES MAIS RÁPIDO. Lab Network, 2015. Disponível em: < https://www.labnetwork.com.br/noticias/teste-poct-para-tuberculose-tem-resultado-30-vezes-mais-rapido/>.