Troponinas cardíacas correspondem a um dos mais sensíveis e específicos marcadores bioquímicos de necrose do miocárdio da atualidade. Três tipos de fibras musculares compõem o tecido muscular cardíaco – a troponina C, a troponina I e a troponina T. Juntas, elas colaboram para a contração das fibras musculares cardíacas. A troponina T se adere à tropomiosina e auxilia no processo de ligação com a actina durante a contração muscular. Estudos revelam níveis elevados de troponina T no sangue após eventos de infarto do miocárdio, podendo estar significativamente associados a morte cardiovascular e incidência de insuficiência cardíaca.
Organizações científicas nacionais e internacionais sugerem o uso de troponinas T e I como estratégia diagnóstica para pacientes com síndrome coronariana aguda.
O ichroma™ Troponin T é um imunoensaio fluorescente (FIA) para determinação quantitativa de troponina T cardíaca em sangue total/soro/plasma. Este teste é útil como auxílio ao manejo e monitoramento do infarto agudo do miocárdio (IAM).