O hormônio paratireoidiano é um hormônio polipeptídico de cadeia única que é secretado pelas células principais da glândula Paratireóide. Consiste em um importante regulador da remodelação óssea, além de participar na resposta homeostática às alterações nas concentrações de cálcio plasmático.
Em indivíduos saudáveis, a secreção do hormônio paratireoidiano (PTH) é regulada por um mecanismo de feedback negativo do cálcio sérico nas glândulas paratireoides. Os ensaios de PTH intacto são cruciais para diferenciar o hiperparatireoidismo primário de outras causas de hipercalcemia, como malignidades, sarcoidose e tireotoxicose. Medir o PTH é a maneira mais específica de diagnosticar o hiperparatireoidismo primário. Na presença de hipercalcemia, níveis elevados de PTH confirmam o diagnóstico em quase todos os casos, com mais de 90% dos pacientes com hiperparatireoidismo apresentando essa elevação. Em contraste, a hipercalcemia de malignidade geralmente está associada a níveis suprimidos ou normais de PTH.
O AFIAS PTH é um imunoensaio fluorescente (FIA) automatizado para determinação quantitativa do nível de PTH (Hormônio Paratireoidiano) em sangue total/soro/plasma humano. Este teste é útil no auxílio ao diagnóstico diferencial de hiperparatireoidismo ou hipoparatireoidismo.
Uso somente em diagnóstico in vitro.