A Proteína C Reativa (PCR) é sintetizada pelo fígado em resposta a interleucina-6, e é amplamente conhecida como um dos clássicos reagentes de fase aguda e como um marcador de inflamação.
Um conjunto crescente de evidências têm apoiado a ideia de que doenças cardiovasculares, incluindo doença cardíaca coronariana, acidente vascular cerebral isquêmico e infarto agudo do miocárdio, se desenvolvem, pelo menos parcialmente, devido a um baixo nível crônico de PCR no endotélio vascular.
A PCR ultrassensível (hsCRP) está emergindo como o mais forte e mais independente fator de risco preditivo para aterosclerose e DCV. A American Heart Association (AHA) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) emitiram uma declaração sobre o uso da proteína C reativa para avaliação do risco de doenças cardiovasculares.
AFIAS hsCRP é um imunoensaio fluorescente (FIA) automatizado para determinação quantitativa de hsCRP (Proteína C Reativa ultrassensível) em sangue total/soro/plasma humano. Este teste é útil como auxílio ao diagnóstico de doenças cardiovasculares. Uso somente em diagnóstico in vitro.