Creatina Quinase (CK), também conhecida como Creatina Fosfoquinase ou Fosfocreatina Quinase é uma enzima expressa por vários tecidos e tipos celulares. CK é uma enzima dimérica, que consiste em duas subunidades: B- (tipo cerebral) ou M- (tipo muscular). Essas subunidades associam-se em três formas isoenzimáticas: CK-BB, CK-MM e CK-MB. Essas isoenzimas são expressas em diferentes níveis em vários tecidos humanos.
Como a CK-MB é específica para o miocárdio, os níveis de CK-MB com relação ao total de CK pode ser considerado um importante indicador do infarto do miocárdio. literatura médica reporta que no infarto agudo do miocárdio os níveis de CK-MB elevam-se entre 4 e 9 horas após o acometimento da dor precordial, chegando ao pico entre 10 a 24 horas, e retornando à normalidade entre 2 a 3 dias. O uso dos níveis de CK-MB como uma porcentagem do total de CK no diagnóstico do infarto do miocárdio é a aplicação clínica mais importante das dosagens de CK na química clínica.
AFIAS CK-MB Neo é um imunoensaio fluorescente (FIA) para a determinação quantitativa de CK-MB (Isoenzima Creatina Quinase-MB) em sangue total/soro/plasma humano. Esse teste é útil no gerenciamento e monitoramento do infarto agudo do miocárdio (IAM) e da síndrome coronariana aguda (SCA).
Apenas para uso diagnóstico in vitro.