SANGUE OCULTO NAS FEZES E A DETECÇÃO DO CÂNCER COLORRETAL

SANGUE OCULTO NAS FEZES E A DETECÇÃO DO CÂNCER COLORRETAL

O câncer colorretal é uma neoplasia que se origina no cólon ou no reto, sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. A detecção precoce é crucial para aumentar as taxas de sobrevivência, e um método eficaz de rastreamento é a análise do sangue oculto nas fezes.

O sangue oculto nas fezes (FOB) refere-se à presença de pequenas quantidades de sangue não visíveis a olho nu. Esse fenômeno pode estar associado ao sintoma clínico inicial de tumores malignos, como câncer gástrico ou câncer de cólon, além de ser um indicador de úlcera gástrica. Estudos revelam que aproximadamente 95% dos pacientes com câncer de intestino apresentam resultados positivos para FOB, enquanto entre 50% a 80% dos pacientes com úlcera gástrica podem testar positivo para esse indicador. A detecção precoce da presença de FOB é crucial para salvar vidas, uma vez que essa identificação pode ser realizada na fase inicial das doenças, permitindo intervenções terapêuticas mais eficazes.

Um método amplamente utilizado para detectar sangue oculto nas fezes é o teste imunoensaio fluorescente (FIA). Esse teste baseia-se na detecção de hemoglobina humana específica, que pode indicar a presença de sangue originário do trato gastrointestinal. O FIA destaca-se por sua sensibilidade e especificidade, oferecendo uma abordagem avançada. O teste utiliza anticorpos específicos que se ligam à hemoglobina humana, e a presença da substância é revelada por meio de reações fluorescentes. Conferindo ao teste uma maior capacidade de detectar quantidades mínimas de sangue, melhorando a eficácia do rastreamento.

O teste rápido e baseado em princípios imunocromatográficos é outra ferramenta diagnóstica amplamente utilizada para a detecção. Anticorpos específicos para a hemoglobina humana são incorporados em uma tira reativa. Quando o nível de antígeno de hemoglobina na amostra está igual ou acima do limite de detecção do teste, os antígenos ligados ao conjugado anticorpo-corante são capturados por anticorpos imobilizados na região de teste, e isso produz uma banda colorida que indica um resultado positivo.

A prevalência do sangue oculto nas fezes varia, mas é mais comum em populações idosas. A incidência aumenta com a idade, sendo esse tipo de câncer mais frequentemente diagnosticado em indivíduos acima dos 50 anos. 

Esse câncer é muitas vezes assintomático em estágios iniciais, o que ressalta a importância dos métodos de rastreamento. Sintomas tardios podem incluir mudanças nos hábitos intestinais, sangramento retal visível, dor abdominal e perda de peso inexplicada. A detecção precoce desses sintomas e o uso regular de testes de sangue oculto nas fezes são cruciais para o diagnóstico precoce e o tratamento bem-sucedido.

Referências bibliográficas:

Imperiale TF, Ransohoff DF, Itzkowitz SH, et al. Multitarget stool DNA testing for colorectal-cancer screening. New England Journal of Medicine. 2014;370(14):1287-1297.

Smith RA, Andrews KS, Brooks D, et al. Cancer screening in the United States, 2019: A review of current American Cancer Society guidelines and current issues in cancer screening. CA: A Cancer Journal for Clinicians. 2019;69(3):184-210.

Allison JE, Fraser CG, Halloran SP, Young GP. Population screening for colorectal cancer means getting FIT: the past, present, and future of colorectal cancer screening using the fecal immunochemical test for hemoglobin (FIT). Gut and Liver. 2014;8(2):117-130.

Quintero E, Castells A, Bujanda L, et al. Colonoscopy versus fecal immunochemical testing in colorectal-cancer screening. New England Journal of Medicine. 2012;366(8):697-706.

Michael Pignone, Marci Kramish Campell, Christopher Phillips, Meta-analysis of Dietary Restriction during Fecal Occult Blood Testing ,Effective Clinical Practice  July/August 2001 Volume 4 Number 4

Rua Coronel Gomes Machado, 358
Centro - Niterói - RJ
Brasil - CEP: 24020-112

+55 21 3907-2534
0800 015 1414

Rua Cristóvão Sardinha, 110
Jardim Bom Retiro - São Gonçalo - RJ
Brasil - CEP: 24722-414

+55 21 2623-1367
0800 015 1414
Grupo Biosys Kovalent | 2024

Desenvolvidopela Asterisco

Para o topo