O TABAGISMO E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA ANÁLISE DOS PERIGOS E IMPACTOS NAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

O TABAGISMO E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA ANÁLISE DOS PERIGOS E IMPACTOS NAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

O tabagismo é um problema de saúde pública global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Além dos riscos amplamente conhecidos, como o desenvolvimento de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares, o tabagismo também desempenha um papel significativo no surgimento e agravamento de doenças respiratórias.  É uma das principais causas evitáveis de doenças respiratórias, incluindo a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquite crônica e enfisema. O consumo de tabaco pode levar a alterações estruturais e funcionais nos pulmões, resultando em um aumento significativo no risco de desenvolvimento e progressão dessas doenças.

Estima-se que mais de 8 milhões de pessoas morram a cada ano devido às consequências do tabagismo. Dessas mortes, mais de 7 milhões são diretamente atribuídas ao uso do tabaco, enquanto mais de 1,2 milhão são consequência da exposição ao fumo passivo por não-fumantes. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. Essa dependência faz com que os fumantes inalem mais de 4.720 substâncias tóxicas — como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína —, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

Um fato preocupante é que quase 80% dos mais de 1,1 bilhão de fumantes em todo o mundo estão concentrados em países de baixa e média renda. Nessas regiões, a carga de doenças relacionadas ao tabaco e os efeitos mortais são ainda mais devastadores. Além das perdas humanas, a mortalidade precoce dos usuários de tabaco tem impactos socioeconômicos significativos.

O consumo de tabaco não afeta apenas a saúde individual, mas também tem um impacto negativo na sociedade como um todo. Os custos associados ao tratamento de doenças relacionadas ao tabagismo são exorbitantes, sobrecarregando os sistemas de saúde e prejudicando os recursos financeiros que poderiam ser alocados para outras necessidades de saúde pública. Além disso, o tabagismo resulta em uma perda significativa de produtividade, pois os fumantes frequentemente enfrentam problemas de saúde que afetam seu desempenho no trabalho.

A exposição à fumaça do cigarro, tanto através do consumo ativo quanto da exposição ao fumo passivo, pode desencadear e agravar uma variedade de condições respiratórias, incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquite crônica e enfisema.

Tabagismo e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A DPOC é uma condição progressiva caracterizada pela obstrução do fluxo de ar nos pulmões. Estudos têm demonstrado que cerca de 80% dos casos de DPOC estão relacionados ao tabagismo. A exposição crônica à fumaça do cigarro leva a uma inflamação persistente dos pulmões, danos nos tecidos pulmonares e estreitamento das vias aéreas. Além disso, o tabagismo compromete o sistema de defesa do organismo, tornando os indivíduos mais suscetíveis a infecções respiratórias.

Tabagismo e Asma

A asma é uma doença crônica das vias aéreas caracterizada por episódios de sibilância, falta de ar, opressão no peito e tosse. Embora a asma possa ter múltiplas causas, o tabagismo é um fator de risco significativo. Fumantes ativos e passivos têm maior probabilidade de desenvolver asma, e a exposição à fumaça do cigarro pode desencadear ataques de asma em pessoas já diagnosticadas com a doença.

Tabagismo e Bronquite Crônica

A bronquite crônica é uma inflamação persistente dos brônquios, causando tosse crônica e produção de muco. O tabagismo é considerado o principal fator de risco para o desenvolvimento da bronquite crônica. A fumaça do cigarro irrita as vias aéreas e causa danos nos cílios presentes nas células que revestem os brônquios, resultando em uma produção excessiva de muco e tosse crônica.

Tabagismo e Enfisema

O enfisema é uma condição na qual os sacos de ar nos pulmões são danificados e se tornam menos elásticos, dificultando a respiração. O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do enfisema.

Referências:

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Tabaco. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/tabaco.

MINISTÉRIO DA SAÚDE.  Tabaco e saúde pulmonar: dia mundial sem tabaco: manual 2019. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2019.

Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD). Global Strategy for the Diagnosis, Management, and Prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Disponível em: http://goldcopd.org/gold-reports/.

World Health Organization (WHO). WHO Global Report on Trends in Prevalence of Tobacco Smoking 2000-2025. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241565721.

World Health Organization (WHO). Tobacco and Lung Health. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/tobacco-and-lung-health.

Godtfredsen NS, Lam TH, Hansel TT, Leon ME, Gray N, Dresler C, et al. COPD-related morbidity and mortality after smoking cessation: status of the evidence. Eur Respir J. 2008; 32(4):844-53.

Rua Coronel Gomes Machado, 358
Centro - Niterói - RJ
Brasil - CEP: 24020-112

+55 21 3907-2534
0800 015 1414

Rua Cristóvão Sardinha, 110
Jardim Bom Retiro - São Gonçalo - RJ
Brasil - CEP: 24722-414

+55 21 2623-1367
0800 015 1414
Grupo Biosys Kovalent | 2024

Desenvolvidopela Asterisco

Para o topo