O IMPACTO DOS ERROS PRÉ-ANALÍTICOS NAS ANÁLISES CLÍNICAS

O IMPACTO DOS ERROS PRÉ-ANALÍTICOS NAS ANÁLISES CLÍNICAS

Hoje, estima-se que aproximadamente 70% de todos os diagnósticos são feitos com base em testes laboratoriais e os resultados desses testes são responsáveis por influenciar a maior parte das decisões relacionadas a, por exemplo, admissão, alta hospitalar e regime terapêutico dos pacientes.

O ciclo de processamento laboratorial consiste em uma sequência de etapas que se inicia na solicitação de exames e termina com sua interpretação, podendo-se dividir o teste laboratorial em 3 fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Essas etapas estão sujeitas a inúmeras possibilidades de erros que podem vir a afetar a qualidade e confiabilidade do resultado e, dentre as três, os erros pré-analíticos são os mais comuns de ocorrerem. Esses erros, geralmente, são oriundos da elevada taxa de rotatividade de pessoal, complexidade dos processos envolvidos, limitada automação e padronização dos serviços, falta de entendimento sobre boas práticas em laboratório e treinamento ineficiente.

A fase pré-analítica se inicia com a solicitação da análise, passando pela obtenção de informações relevantes dos pacientes, coleta, identificação, armazenamento, transporte e recebimento das amostras. Dentre os erros que podem ocorrer durante essa fase, pode-se citar um cadastro incorreto na ordem de análise, uma ordem errada do teste marcado, uma solicitação incorreta do teste, além de outros erros como identificação ou preparação errada do paciente, não identificação ou identificação errônea do tubo de coleta, algum problema durante a coleta da amostra, manuseio incorreto da amostra ou até mesmo um transporte errado ou má acondicionamento das amostras a serem testadas.

Temos, hoje, grandes avanços tecnológicos e processos robustos e padronizados de qualidade implantados que auxiliam na redução significativa de erros na fase analítica do diagnóstico. No entanto, por ser uma fase que envolve muitas pessoas diferentes e ser dependente de trabalhos manuais, mesmo com esses avanços tecnológicos a fase pré-analítica ainda encontra uma dificuldade de controlar as variáveis que podem ocorrer.

Assim, os avanços nas metodologias e técnicas bem como os processos de automação dos laboratórios, são processos fundamentais para alcançar metas de redução de erros e aumentar a confiabilidade dos testes diagnósticos e a segurança nos processos. Por isso, implantar atividades de acompanhamento, atualização e treinamento constante dos profissionais envolvidos nos processos de obtenção e manipulação de amostras biológicas e ter todos os processos bem definidos para identificação de falhas, estudo de causa e adoção de ações corretivas e preventivas se configura como umas das estratégias primordiais para manter um correto diagnóstico e execução das atividades.

Referências:

HOLANDA, Simone Ferreira et al. Erros pré-analíticos e suas consequências no diagnóstico. Mostra Científica em Biomedicina, v. 3, n. 2, 2019.

GUIMARÃES, Alexandre Costa et al. O laboratório clínico e os erros pré-analíticos. Revista HCPA. Vol. 31, n. 1 (2011), p. 66-72, 2011.

SOUSA, Ana Claudia Nascimento; JUNIOR, Omero Martins Rodrigues. Principais erros na fase pré-analítica de exames laboratoriais: uma revisão bibliográfica integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. e261101523662-e261101523662, 2021.

OLIVEIRA, Raquel Gomes Assis Molina de; SILVA, Giselle Aparecida Fagundes. Os principais erros da fase pré-analítica de exames laboratoriais. 2022. Disponível em: <https://www.rbac.org.br/artigos/os-principais-erros-da-fase-pre-analitica-de-exames-laboratoriais/>.

ERROS PRÉ-ANALÍTICOS: COMO IMPACTAM O RESULTADO DOS EXAMES E COMO INSTRUIR E GARANTIR O PREPARO ADEQUADO DO PACIENTE. Lab Network, 2021. Disponível em: <https://www.labnetwork.com.br/especiais/erros-pre-analiticos-como-impactam-o-resultado-dos-exames-e-como-preparar-e-garantir-o-preparo-adequado-do-paciente/>.

CODAGNONE, Fabio Triachini; DE SOUZA GUEDES, Stanley. Buscando a eficiência laboratorial por meio de indicadores de qualidade: ênfase na fase pré-analítica. Revista Acreditação: ACRED, v. 4, n. 8, p. 27-41, 2014.

Rua Coronel Gomes Machado, 358
Centro - Niterói - RJ
Brasil - CEP: 24020-112

+55 21 3907-2534
0800 015 1414

Rua Cristóvão Sardinha, 110
Jardim Bom Retiro - São Gonçalo - RJ
Brasil - CEP: 24722-414

+55 21 2623-1367
0800 015 1414
Grupo Biosys Kovalent | 2025

Desenvolvidopela Asterisco

Para o topo