NT-PROBNP: IMPORTANTE BIOMARCADOR NO DIAGNÓSTICO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

NT-PROBNP: IMPORTANTE BIOMARCADOR NO DIAGNÓSTICO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição reconhecida como limitante e com um prognóstico desfavorável, especialmente em estágios avançados, quando os pacientes apresentam uma sobrevida reduzida e uma taxa de mortalidade superior a 50% no primeiro ano de acompanhamento. É de extrema importância identificar precocemente os pacientes que têm maior probabilidade de piorar ou falecer prematuramente, pois isso possibilitaria intervenções para tentar modificar o curso natural da doença.

O NT-ProBNP (N-terminal pro-B-type natriuretic peptide) é produzido predominantemente pelos miócitos cardíacos ventriculares e é liberado em resposta ao estresse do miocárdio e pressão do enchimento ventricular, estando envolvido na manutenção da homeostase do volume intravascular. Após a estimulação das células do músculo cardíaco, os peptídeos natriuréticos são produzidos como prohormônios (proBNP) e este é clivado em dois fragmentos que são secretados na corrente sanguínea na forma do BNP ativo de 32 aminoácidos e do fragmento N‐terminal de 76 aminoácidos chamado NT‐proBNP. Ele é um biomarcador importante na avaliação de doenças cardiovasculares, particularmente na insuficiência cardíaca. A dosagem de NT-proBNP tem sido amplamente utilizada na prática clínica devido à sua sensibilidade e especificidade para o diagnóstico, prognóstico e monitoramento de pacientes com IC.

A escolha da fração NT do pró-peptídeo BNP em detrimento do BNP completo ocorre por diversas razões. Primeiramente, o NT-proBNP é mais estável do que o BNP completo. Enquanto o BNP é rapidamente degradado pelas enzimas proteolíticas, o NT-proBNP é mais resistente a essa degradação, permitindo que seja detectado em concentrações mais altas e por um período de tempo mais longo no sangue. Os estudos que compararam as dosagens mostraram que os valores do NT-proBNP em pg/ml seja cerca de 8 vezes mais elevados do que os do BNP.

Além disso, a meia-vida plasmática do NT-proBNP é significativamente maior do que a do BNP. Estudos demonstraram que a meia-vida do NT-proBNP varia de aproximadamente 60 a 120 minutos, enquanto a do BNP é de apenas 20 minutos. Essa maior estabilidade e tempo de vida útil prolongado permitem uma janela maior para a dosagem clínica do NT-proBNP, tornando-o um biomarcador mais confiável para o diagnóstico e monitoramento da IC.

A dosagem de NT-proBNP desempenha um papel crucial na prática clínica. Ela é utilizada no diagnóstico diferencial de dispneia, auxiliando na distinção entre causas cardíacas e não cardíacas. Valores elevados de NT-proBNP são altamente indicativos de IC, enquanto níveis baixos ajudam a descartar esse diagnóstico. Além disso, a dosagem de NT-proBNP tem um papel importante na estratificação de risco e prognóstico em pacientes com IC. Concentrações mais elevadas estão associadas a um pior prognóstico e maior risco de eventos cardiovasculares adversos, como hospitalizações e mortalidade.

Portanto, as dosagens de NT-proBNP no sangue humano são úteis não apenas para o diagnóstico da doença cardíaca, mas também para a avaliação de pacientes com suspeita de IC, além da avaliação da gravidade da doença.

ICHROMA NT-PROBNP E AFIAS NT-PROBNP

ichroma NT-proBNP e AFIAS NT-proBNP são imunoensaios de fluorescência (FIA) para a determinação quantitativa de NT‐proBNP em sangue total, soro ou plasma e  com uma faixa de medição de 0-30,000 pg/mL e apresenta resultados em apenas 12 minutos.  É útil como auxílio no diagnóstico de pessoas com suspeita de insuficiência cardíaca congestiva, ajudando a diagnosticar doenças cardíacas e avaliando o nível de gravidade.

Referências bibliográficas:

Januzzi JL Jr, Camargo CA, Anwaruddin S, et al. The N-terminal Pro-BNP investigation of dyspnea in the emergency department (PRIDE) study. Am J Cardiol. 2005;95(8):948-954. doi:10.1016/j.amjcard.2004.12.032

Maisel A, Mueller C, Neath SX, et al. Copeptin helps in the early detection of patients with acute myocardial infarction: primary results of the CHOPIN trial (Copeptin Helps in the early detection Of Patients with acute myocardial INfarction). J Am Coll Cardiol. 2013;62(2):150-160. doi:10.1016/j.jacc.2013.04.032

Di Somma S, Magrini L, De Berardinis B, et al. Additive value of blood eosinophil count to N-terminal pro-brain natriuretic peptide immunoreactivity for in-hospital risk stratification of patients with acute heart failure. Am J Cardiol.

PEREIRA-BARRETTO, Antonio Carlos et al. O nível sérico de NT-proBNP é um preditor prognóstico em pacientes com insuficiência cardíaca avançada. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 87, p. 174-177, 2006.

DORES, Hélder et al. NT-proBNP na estratificação de risco no tromboembolismo pulmonar. Revista Portuguesa de Cardiologia, v. 30, n. 12, p. 881-886, 2011.

A, Puschendorf B, Mair J. Cardiac natriuretic peptides: new laboratory parameters in heart failure patients. Clin Lab 2001; 47: 265‐67 2)

Maeda K, Tsutamoto T, Wada A, Hisanaga T, Kinoshita M. Plasma brain natriuretic peptide as a biochemical marker of high left ventricular enddiastolic pressure in patients with symptomatic left ventricular dysfunction. Am Heart J. 1998 May; 135(5 Pt 1):825‐32.  3)

Pfister R, Schneider CA. Natriuretic peptides BNP and NTpro‐BNP: established laboratory markers in clinical practice or just perspectives? Clin Chim Acta 2004; 349: 25‐38

Rua Coronel Gomes Machado, 358
Centro - Niterói - RJ
Brasil - CEP: 24020-112

+55 21 3907-2534
0800 015 1414

Rua Cristóvão Sardinha, 110
Jardim Bom Retiro - São Gonçalo - RJ
Brasil - CEP: 24722-414

+55 21 2623-1367
0800 015 1414
Grupo Biosys Kovalent | 2024

Desenvolvidopela Asterisco

Para o topo