IMPORTÂNCIA E EFICIÊNCIA NA ANÁLISE DE DROGAS ANTIMICÓTICAS

IMPORTÂNCIA E EFICIÊNCIA NA ANÁLISE DE DROGAS ANTIMICÓTICAS

Os casos de infecções fúngicas invasivas vem sofrendo um aumento nos últimos anos devido ao crescente número de pacientes imunocomprometidos como consequência de doenças infecciosas como HIV, ou pelo uso de drogas imunossupressoras ou quimioterápicos. As infecções mais comuns são causadas por espécies de Candida e Aspergillus, mas infecções antes consideradas raras, como fusarioses e zigomicoses e causadas por Scedosporium, também estão aumentando.

A análise de drogas antimicóticas é de extrema importância para a medicina moderna, pois permite o diagnóstico e tratamento eficaz de infecções fúngicas, que podem ser graves e até mesmo fatais em pacientes com sistemas imunológicos comprometidos. A eficiência nesse processo é fundamental para garantir a seleção adequada do tratamento, evitar resistência antimicrobiana e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A maioria dessas infecções podem ser tratadas com agentes antimicóticos modernos como os triazóis de segunda geração posaconazol e voriconazol. Como esses medicamentos possuem um amplo perfil de variabilidade e biodisponibilidade interpessoal, o monitoramento destas drogas se torna indispensável.

O Grupo Kovalent oferece kits para a análise de drogas antimicóticas em soro/plasma por HPLC e por LC-MS/MS da marca Chromsystems. Para ambas as metodologias possuímos o kit de preparo de amostras, colunas, controles, calibradores e padrões internos devidamente registrados na ANVISA.

O kit de HPLC permite a determinação cromatográfica do itraconazol, do seu metabólito ativo hidróxi-itraconazol, do posaconazol, e do voriconazol em uma única corrida isocrática com detector de fluorescência. Os componentes interferentes são separados com apenas duas etapas muito simples de precipitação.

Itraconazol (por exemplo, SEMPERA®), Posaconazol (NOXAFIL®) e Voriconazol (por exemplo, VFEND®) são fármacos antimicóticos triazóis sintéticos com um amplo espectro de atividade antifúngica e tendo poucos efeitos secundários. O efeito antimicótico baseia-se na inibição do citocromo P450 dependente do lanosterol-14-αdemetilase. A demetilação de lanosterol é um passo intermediário na síntese do ergosterol, que é essencial para a estrutura correta e muitas funções das membranas fúngicas. Além disso, alguns efeitos secundários, como acumulação de 14-metil-esterol, 3-cetoesteróides e a síntese descoordenada de quitina afetam a estabilidade das membranas fúngicas, a formação de septos primários de levedura e a atividade de enzimas. Finalmente, os fungos tornam-se susceptíveis a danos osmóticos. Isto leva à fagocitose pela célula hospedeira e finalmente à morte dos fungos. 

Os triazóis mencionados são fármacos básicos fracos lipofílicos (pKa 3,7) que não são ionizados a valores de pH fisiológicos. Devido à grande variabilidade interindividual na absorção e na reação metabólica (devido à formulação, co-medicação ou doença), a monitorização da concentração plasmática é justificada em doentes com infecções fúngicas graves. Apenas a adesão ao intervalo terapêutico garante um resultado positivo da terapia. Além disso, antagoniza a formação de resistências.

Além do itraconazol, hidróxi-itraconazol, posaconazol e voriconazol, o kit de detecção de drogas antifúngicas por LC-MS/MS também detecta as drogas 5-flucitosina, fluconazol e cetoconazol. O preparo de amostras envolve apenas uma etapa de precipitação e em apenas 3.2 minutos os 7 parâmetros são analisados.

Gráfico, Histograma

Descrição gerada automaticamente

Conheça mais em https://grupokovalent.com.br/hplc/ e https://grupokovalent.com.br/lc-ms-ms/!

Rua Coronel Gomes Machado, 358
Centro - Niterói - RJ
Brasil - CEP: 24020-112

+55 21 3907-2534
0800 015 1414

Rua Cristóvão Sardinha, 110
Jardim Bom Retiro - São Gonçalo - RJ
Brasil - CEP: 24722-414

+55 21 2623-1367
0800 015 1414
Grupo Biosys Kovalent | 2024

Desenvolvidopela Asterisco

Para o topo