AVALIAÇÃO MORFOLÓGICA DAS HEMÁCIAS NO DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS

AVALIAÇÃO MORFOLÓGICA DAS HEMÁCIAS NO DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS

As hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos ou eritrócitos, são células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo, além de participarem do transporte de dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. São células anucleadas, ou seja, não possuem núcleo, e possuem uma forma bicôncava que lhes confere uma grande superfície para a troca gasosa. Elas contêm hemoglobina, uma proteína que se liga ao oxigênio, permitindo que o transporte de grandes quantidades de oxigênio pelo corpo.

Os eritrócitos são produzidos na medula óssea e sua produção é regulada pelo hormônio eritropoietina, produzido principalmente nos rins em resposta à baixa oxigenação dos tecidos.

Diversas doenças podem afetar as hemácias, incluindo anemias, que resultam em uma diminuição na quantidade de hemácias no sangue, e hemoglobinopatias, que afetam a estrutura ou a função da hemoglobina.

A avaliação morfológica das hemácias é uma técnica utilizada em laboratórios clínicos para avaliar a aparência das células sanguíneas e pode fornecer informações importantes sobre possíveis doenças do sangue. A vantagem da sua realização é que ela pode fornecer informações valiosas sobre a causa da doença, sem a necessidade de testes mais complexos e caros, além de poder ser realizada em uma amostra de sangue periférico, o que torna o procedimento não invasivo e de fácil acesso.

Diversos estudos têm sido realizados sobre sua avaliação morfológica, tanto em termos de desenvolvimento de novas técnicas quanto de sua aplicação clínica. Um exemplo de estudo recente é o trabalho de Ristic et al. (2020), que investigou a eficácia da avaliação na detecção de doenças do sangue em pacientes pediátricos.

Além disso, há diversos livros e artigos científicos que abordam esse tema, como o livro “Morfologia das Hemácias”, de Eduardo Magalhães Rego (2014), e o artigo “Evaluation of red blood cell morphology”, de Mohammed Al Mousawi e Saleem Farhan (2021).

A seguir estão algumas características que podem ser avaliadas durante a análise morfológica das hemácias:

  1. Tamanho: o tamanho normal das hemácias é de cerca de 7-8 micrômetros de diâmetro.
  2. Forma: as hemácias normais têm uma forma biconcava, ou seja, elas têm um formato de disco côncavo em ambos os lados. Qualquer alteração na forma, como esferocitose (forma esférica), eliptocitose (forma oval) ou anisocitose (tamanhos variados) pode indicar uma anormalidade.
  3. Cor: as hemácias normais apresentam uma coloração vermelho-pálido. Alterações na coloração podem indicar anemia.
  4. Inclusões: Inclusões como corpúsculos de Howell-Jolly, corpos de Heinz, pontuações basófilas, pontuações de reticulócitos ou células falciformes também podem ser avaliados para diagnosticar anormalidades.
  5. Contagem: a contagem das hemácias também é um importante teste de diagnóstico que pode indicar anemia ou policitemia.

Segundo a literatura médica, a avaliação morfológica dessas células é importante para a determinação do tipo de anemia e sua etiologia, podendo indicar a necessidade de exames complementares como a eletroforese de hemoglobina e a dosagem de ferro sérico. Além disso, pode auxiliar no diagnóstico de outras condições médicas, como por exemplo a esferocitose hereditária, que é caracterizada pela presença de hemácias com forma esférica e fragilidade aumentada.

Um estudo realizado em um hospital universitário no Brasil, com a participação de 34 mulheres com pré-eclâmpsia e 30 mulheres grávidas saudáveis, mostrou que as mulheres com pré-eclâmpsia apresentaram uma maior proporção de hemácias com alterações morfológicas do que as mulheres grávidas saudáveis. A análise morfológica das hemácias pode ser uma ferramenta útil na detecção precoce da pré-eclâmpsia e no monitoramento da progressão da doença.

Em resumo, essa avaliação é uma ferramenta valiosa no diagnóstico de doenças hematológicas e outras condições médicas. É fundamental que o responsável pela avaliação possua um conhecimento aprofundado sobre as características morfológicas normais das hemácias e as possíveis alterações que podem ser observadas, a fim de identificar corretamente as anormalidades presentes no sangue do paciente e realizar um diagnóstico preciso.

Referências:

Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology, 13th Edition

Hematology: Basic Principles and Practice, 7th Edition

Blood: Physiology and Circulation, 2nd Edition

Ristic, A. D., Milosevic, R. D., Marjanovic, V. I., Todorovic, D. V., & Brcic, M. P. (2020). The Importance of Morphological Evaluation of Erythrocytes in Diagnosing Hematological Diseases in Pediatric Patients. Journal of medical biochemistry, 39(4), 453–460. https://doi.org/10.2478/jomb-2020-0017

Rego, E. M. (2014). Morfologia das Hemácias. Editora Guanabara Koogan.

Al Mousawi, M., & Farhan, S. (2021). Evaluation of red blood cell morphology. Journal of blood medicine, 12, 43–54. https://doi.org/10.2147/JBM.S264535

Bain, B. J. (2015). Blood cells: a practical guide. John Wiley & Sons.

Rodak, B. F., & Carr, J. H. (2016). Hematology: clinical principles and applications. Elsevier Health Sciences.

Harmening, D. M. (2017). Clinical hematology and fundamentals of hemostasis. FA Davis.

VASCONCELOS, Marcus; VIANNA, Marcos AL; ROCCO, Rogerio. Avaliaçäo morfológica das hemácias na pré-eclâmpsia. Rev. bras. ginecol. obstet, p. 139-43, 1996.

Rua Coronel Gomes Machado, 358
Centro - Niterói - RJ
Brasil - CEP: 24020-112

+55 21 3907-2534
0800 015 1414

Rua Cristóvão Sardinha, 110
Jardim Bom Retiro - São Gonçalo - RJ
Brasil - CEP: 24722-414

+55 21 2623-1367
0800 015 1414
Grupo Biosys Kovalent | 2024

Desenvolvidopela Asterisco

Para o topo