A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DE DROGAS TERAPÊUTICAS (TDM) NO TRATAMENTO DE DOENÇAS E INFECÇÕES.

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DE DROGAS TERAPÊUTICAS (TDM) NO TRATAMENTO DE DOENÇAS E INFECÇÕES.

O monitoramento terapêutico de medicamentos (TDM) é uma ferramenta importante para garantir que os pacientes recebam doses adequadas e seguras de medicamentos. É particularmente importante em pacientes com doenças crônicas ou condições que afetam a absorção, distribuição, metabolismo e excreção de medicamentos.

O TDM é uma abordagem multidisciplinar que envolve uma equipe de profissionais da saúde, incluindo cientistas, médicos, enfermeiros e farmacêuticos, por isso, a comunicação eficaz entre os membros da equipe é essencial para alcançar as melhores práticas para a realização desse monitoramento. Esta prática e testes

É desnecessário empregar TDM para a maioria dos medicamentos e é usado principalmente para monitorar medicamentos com faixas terapêuticas estreitas, medicamentos com variabilidade farmacocinética acentuada, medicamentos para os quais as concentrações-alvo são difíceis de monitorar e medicamentos conhecidos por causar efeitos terapêuticos e adversos, podendo auxiliar a personalizar a terapia e ajustar as doses para garantir que os pacientes obtenham os benefícios terapêuticos máximos com o mínimo de efeitos colaterais prejudiciais.

É importante monitorar as concentrações plasmáticas do medicamento no início do tratamento e ajustar a dosagem para o indivíduo. Em pacientes com insuficiência renal ou em casos em que a dosagem precisa ser alterada, medir novamente as concentrações plasmáticas pode ser útil. A toxicidade do medicamento pode ser diagnosticada clinicamente, mas em alguns casos, medir a concentração plasmática pode ajudar a confirmar o diagnóstico. A seleção de dosagem com base na avaliação da concentração plasmática da droga pode levar a uma diminuição da toxicidade. Portanto, é importante avaliar as concentrações plasmáticas em pacientes tratados com digitálicos com função renal limítrofe, em indivíduos idosos e em pacientes com fibrilação atrial rápida que requerem doses mais altas de digitálicos para controle da frequência cardíaca. Da mesma forma, a nefrotoxicidade dos antibióticos aminoglicosídeos é difícil de distinguir clinicamente daquela causada por uma infecção generalizada grave. Assim, medir as concentrações plasmáticas de aminoglicosídeos pode ajudar a distinguir entre toxicidade e infecção. Se houver suspeita de potencial para interação medicamentosa, a medição da concentração plasmática pode orientar alterações subsequentes na dosagem. Por exemplo, ao administrar um diurético tiazídico a um paciente que toma lítio, a medição das concentrações plasmáticas de lítio é útil para evitar toxicidade.

Processo para chegar a decisões de dosagem com monitoramento de drogas terapêuticas.

Existem várias metodologias utilizadas no TDM, incluindo a cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), espectrometria de massa e, hoje, o Point-of-Care, que podem quantificar a concentração plasmática de medicamentos e seus metabólitos. Isso pode ajudar a determinar a eficácia da terapia e ajustar as doses de acordo com as necessidades do paciente.

O TDM é particularmente importante em áreas terapêuticas específicas, como a oncologia, onde a dose e a programação dos medicamentos podem afetar diretamente a eficácia do tratamento e a sobrevivência do paciente. Também é importante em doenças infecciosas, onde a eficácia da terapia pode estar relacionada à concentração plasmática do medicamento.

A personalização da terapia é outra área importante em que o TDM pode desempenhar um papel fundamental. Com base nas características individuais do paciente, como idade, peso, função renal e hepática, e comorbidades, o MTD pode ajudar a garantir que a dose e a programação do medicamento sejam adequadas e seguras.

Abaixo estão alguns dos medicamentos mais comuns que devem ser monitorados:

TIPOS DE MEDICAMENTOSNOME DO MEDICAMENTO
AntibióticosVancomicina, gentamicina, amicacina
Medicamentos para o coraçãoDigoxina, procainamida, lidocaína
Drogas antiepilépticasFenitoína, fenobarbital
Medicamentos para doenças autoimunesCiclosporina, tacrolimo, adalimumabe, infliximabe
Medicamentos para transtorno bipolarLítio, ácido valpróico

Há diversos estudos e artigos publicados que evidenciam a importância desse monitoramento terapêutico de drogas como adalimumabe e infliximabe em pacientes com diversas doenças inflamatórias crônicas, incluindo artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal e espondiloartrite axial, além de diversas outras drogas e doenças. Como exemplo temos um estudo publicado no periódico “Pharmacotherapy” em 2020 que avaliou o impacto do monitoramento terapêutico de medicamentos antifúngicos em pacientes com infecções fúngicas invasivas e os resultados mostraram que o monitoramento terapêutico foi associado a uma maior taxa de cura clínica e menor taxa de mortalidade. Já um estudo publicado no periódico “Clinical Pharmacology and Therapeutics” em 2020 avaliou a eficácia do monitoramento terapêutico do adalimumabe em pacientes com artrite reumatoide. Os resultados mostraram que o monitoramento terapêutico foi associado a uma maior taxa de resposta clínica e redução dos níveis de inflamação.

Há uma crescente adoção do monitoramento terapêutico de medicamentos em todo o mundo, e evidências sugerem que sua utilização está se tornando cada vez mais comum em uma ampla gama de especialidades médicas. Um relatório de pesquisa da MarketsandMarkets prevê que o mercado global de monitoramento terapêutico de medicamentos crescerá de US$ 1,2 bilhão em 2018 para US$ 2,0 bilhões em 2023, um CAGR de 10,7% durante o período de previsão. Isso se deve ao aumento da utilização de terapias biológicas em diversas áreas terapêuticas, como oncologia, doenças autoimunes, doenças infecciosas e transtornos neurológicos. Além disso, o número de testes de monitoramento terapêutico de drogas vem aumentando consistentemente nos últimos anos. Um estudo publicado em 2019 pela revista “Therapeutic Drug Monitoring” avaliou o número de testes de monitoramento terapêutico realizados em um laboratório de referência nos Estados Unidos entre 2006 e 2016. Os resultados mostraram que o número de testes realizados aumentou de 52.000 em 2006 para 276.000 em 2016, representando um aumento de mais de 400%.

Esses dados indicam que o monitoramento terapêutico de drogas é uma área em crescimento, com uma demanda crescente por serviços de monitoramento terapêutico de drogas e uma ampla variedade de testes disponíveis. Esse crescimento reflete a importância crescente do monitoramento terapêutico de drogas na prática clínica e a necessidade de garantir que os pacientes recebam tratamentos seguros e eficazes.

HPLC E POINT-OF-CARE

O Grupo Kovalent disponibiliza um amplo portfólio de produtos para HPLC e LC-MS/MS para o seu laboratório, contando com soluções inovadoras, rápidas e de elevada qualidade para atender todas as necessidades dos nossos clientes. Nossos produtos abrangem kits completos, calibradores, colunas e controles de qualidade, oferecendo ao seu laboratório meios adequados para sua rotina laboratorial., incluindo kits para o monitoramento de medicamentos/drogas terapêuticas. Conheça mais sobre nossa linha de HPLC e LC-MS/MS!

Possuímos também kits para o monitoramento de drogas terapêuticas no POCT! Adalimumab e Infliximabe são anticorpos monoclonais utilizados no tratamento de diversas doenças autoimunes e nossos kits para o equipamento AFIAS foram desenvolvidos para a determinação quantitativa dos seus níveis no plasma, soro e sangue total. Conheça mais sobre nossa linha de POCT aqui!

Referências:

MEDLINEPLUS. Therapeutic Drug Monitoring. Bethesda, EUA: U.S. National Library of Medicine, 2023. Disponível em: https://medlineplus.gov/lab-tests/therapeutic-drug-monitoring/.

Leucine, V. et al. Therapeutic drug monitoring: a tool to personalize antibiotic prescriptions. Frontiers in Microbiology, [S.l.], v. 11, p. 1748, 2020.

Paciullo, C. A. et al. Therapeutic drug monitoring. American Journal of Health-System Pharmacy, Bethesda, v. 66, n. 1, p. 82-92, 2009.

Raghavan, M. et al. Therapeutic drug monitoring: the way forward. Annals of the Academy of Medicine, Singapore, [S.l.], v. 41, n. 1, p. 6-11, 2012.

KANG, Ju-Seop; LEE, Min-Ho. Overview of therapeutic drug monitoring. The Korean journal of internal medicine, v. 24, n. 1, p. 1-10, 2009.

Rua Coronel Gomes Machado, 358
Centro - Niterói - RJ
Brasil - CEP: 24020-112

+55 21 3907-2534
0800 015 1414

Rua Cristóvão Sardinha, 110
Jardim Bom Retiro - São Gonçalo - RJ
Brasil - CEP: 24722-414

+55 21 2623-1367
0800 015 1414
Grupo Biosys Kovalent | 2024

Desenvolvidopela Asterisco

Para o topo