A IMPORTÂNCIA DA DOSAGEM DO CÁLCIO IÔNICO JUNTAMENTE AO PH

A IMPORTÂNCIA DA DOSAGEM DO CÁLCIO IÔNICO JUNTAMENTE AO PH

O cálcio é o metal mais abundante no corpo humano e desempenha um papel essencial em diversos processos celulares. Ele é armazenado no Retículo Nucleoplasmático no núcleo celular e pode atuar como mediador intracelular, cumprindo uma função de segundo mensageiro. Contudo a maior parte de cálcio encontrada no organismo adulto, cerca 92,5%, está nos tecidos ósseos. Apenas uma pequena parte encontra-se na forma circulante e é capaz de ser direcionada e utilizada em outras funções, como: atividades das membranas celulares, impulsos nervosos, contração muscular, controle de acidez do sangue, divisão celular, controle hormonal, controle de algumas enzimas quinases que realizam funções de fosforilação como na proteína quinase C (PKC) e na coagulação sanguínea.

O cálcio circulante permanece em equilíbrio dinâmico em várias formas, sendo que aproximadamente 45-50% estão na forma iônica; 40% ligado às proteínas, como a albumina, e outros 10-15% estão ligados à ânions como bicarbonato, fosfato e lactato, sendo chamados de cálcio complexado. O cálcio ionizado é a forma fisiologicamente ativa presente nos líquidos extracelulares, também sendo chamado em alguns casos como cálcio livre.

Em comparação com a dosagem do cálcio total, a determinação do cálcio ionizado apresenta a vantagem de se referir à fração do elemento fisiologicamente ativa. Além do fato de que o cálcio ionizado não apresenta as variações que o cálcio total por conta da taxa de proteínas.

INFLUÊNCIA E IMPORTÂNCIA DA DOSAGEM DO PH

Mudanças no pH das amostras influencia fundamentalmente os níveis de cálcio ionizado, uma vez que, os íons de H competem com o cálcio ionizado pelos sítios de ligação na albumina, principalmente com os grupos carboxilados. Deste modo, o pH sérico deve também ser determinado, a fim de corrigir ou de interpretar o cálcio iônico em relação ao pH fisiológico de 7,4 ± 0,2.

Em um paciente com acidose (pH↓), por exemplo, a ligação do cálcio à albumina diminui e isso pode causar um aumento na fração livre (ionizado) de cálcio no sangue, ou seja, um aumento nos níveis de cálcio ionizado. Do mesmo modo, um paciente com alcalose (pH↑) terá uma redução na quantidade de cálcio ionizado. A cada diminuição de 0,1 no pH o cálcio ionizado aumenta 0,2 mg/dL.

Como a concentração de cálcio ionizado varia com o pH, deve-se sempre tomar cuidado para não expor as amostras ao ar antes da análise, pois a perda de CO2 alcalinizará a amostra e irá influenciar na medição do íon. A escolha do tubo de coleta também é essencial, pois muitos anticoagulantes comuns, como o EDTA e citrato, por exemplo, funcionam complexando o cálcio livre e, portanto, levam a uma concentração de cálcio ionizado medida falsamente diminuída. As diretrizes da Federação Internacional de Química Clínica e Medicina Laboratorial (IFCC) recomendam a heparina como o anticoagulante de escolha para a medição do cálcio ionizado.

EASYLYTE CALCIUM

O EasyLyte Calcium é um analisador automático para medir os níveis de sódio, potássio cálcio e pH no soro, plasma e sangue total utilizando tecnologia de eletrodo de íon seletivo.

Concebido para funcionar de forma rápida e eficiente, o EasyLyte Calcium fornece uma análise clínica exata para diagnóstico e tratamento de pacientes. Os elétrodos modernos e íon-seletivos medem a amostra de teste onde a análise demora entre 55-60 segundos e requer apenas 100 µL de soro, plasma ou sangue total.

Clique aqui para saber mais!

Referências:

BAIRD, Geoffrey S. Ionized calcium. Clinica chimica acta, v. 412, n. 9-10, p. 696-701, 2011.

HAMROUN, Aghilès et al. Ionized calcium: analytical challenges and clinical relevance. J Lab Precis Med, v. 5, p. 22, 2020.

ANDRIOLO, Adagmar et al. Cálcio ionizado no soro: estimativa do intervalo de referência e condições de coleta. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial [online]. 2004. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1676-24442004000200007>.

THODE, J. et al. Relation between pH and ionized calcium in vitro and in vivo in man. Scand J Clin Lab Invest Suppl. 1983. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/6578581/>

WANG, Sihe. pH effects on measurements of ionized calcium and ionized magnesium in blood. Archives of pathology & laboratory medicine. 2002. Disnponível em: <https://doi.org/10.5858/2002-126-0947-PEOMOI>

Rua Coronel Gomes Machado, 358
Centro - Niterói - RJ
Brasil - CEP: 24020-112

+55 21 3907-2534
0800 015 1414

Rua Cristóvão Sardinha, 110
Jardim Bom Retiro - São Gonçalo - RJ
Brasil - CEP: 24722-414

+55 21 2623-1367
0800 015 1414
Grupo Biosys Kovalent | 2024

Desenvolvidopela Asterisco

Para o topo