A Dosagem de Anticorpos Monoclonais no Tratamento de Doenças Autoimunes

A Dosagem de Anticorpos Monoclonais no Tratamento de Doenças Autoimunes

Os Anticorpos Monoclonais (mABs) são imunoglobulinas derivadas de um mesmo clone de linfócito B, cuja clonagem e propagação se efetuam em linhas de células contínuas.  Os mABs são elaborados para interagir com antígenos específicos encontrados em determinados tipos de células, apresentando maior eficácia na preservação das células saudáveis em comparação com as terapias citotóxicas convencionais.

Esses agentes podem ser efetivos por meio de vários mecanismos, tais como bloquear receptores ou fatores de crescimento essenciais para as células, induzir apoptose, ligar-se a alvos celulares e recrutar funções, como citotoxidade celular anticorpo-dependente ou citotoxicidade complemento-dependente, além de distribuir partículas citotóxicas como radioisótopos e toxinas.

Os mABs são considerados importantes para tratamento e diagnóstico, devido à sua especificidade ao antígeno e eles têm sido usados com sucesso no tratamento de diversas doenças, incluindo câncer, doenças autoimunes e infecções virais.

O mercado brasileiro de anticorpos monoclonais para o tratamento de câncer vem apresentando crescimento nos últimos anos, impulsionado pela alta incidência de câncer no país e pelo surgimento de novas terapias baseadas em anticorpos monoclonais. Embora ainda existam desafios relacionados ao acesso e ao custo desses medicamentos, a perspectiva é positiva para o setor, que deve continuar expandindo à medida que novas terapias são aprovadas e o acesso aos tratamentos é ampliado.

No tratamento de doenças autoimunes, os anticorpos monoclonais têm sido cada vez mais utilizados e podem ser usados para se ligar a proteínas envolvidas no processo inflamatório que ocorre na doença, como é o caso do fator de necrose tumoral (TNF) no tratamento da artrite reumatoide e da esclerose múltipla. As doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico do corpo ataca por engano seus próprios tecidos saudáveis, levando a inflamação crônica e dano tecidual.

Uma revisão sistemática publicada na revista Frontiers in Immunology em 2021 avaliou os resultados de 115 estudos clínicos randomizados que investigaram o uso de anticorpos monoclonais no tratamento de doenças autoimunes. Os autores concluíram que os anticorpos monoclonais têm um papel importante no tratamento de doenças autoimunes, melhorando os sintomas e reduzindo a progressão da doença em muitos casos. Um estudo publicado na revista Rheumatology em 2018 avaliou o uso de anticorpos monoclonais em pacientes com artrite reumatoide refratária ao tratamento convencional. Os autores encontraram que o tratamento com anticorpos monoclonais resultou em uma melhora significativa nos sintomas e na qualidade de vida dos pacientes.

Alguns exemplos de anticorpos monoclonais utilizados no tratamento de doenças autoimunes incluem:

No geral, os anticorpos monoclonais revolucionaram o tratamento de doenças autoimunes, fornecendo terapias direcionadas que podem reduzir a inflamação e melhorar os sintomas. No entanto, como acontece com qualquer tratamento médico, existem potenciais efeitos colaterais e limitações no uso de anticorpos monoclonais, e o tratamento deve ser adaptado às necessidades e condições individuais de cada paciente. Por isso, é importante que o tratamento seja supervisionado por um médico especialista na área.

Referências:

NELSON, P. N. et al. Monoclonal antibodies. Molecular pathology: MP, v. 53, n. 3, p. 111-117, 2000.

ECKER, Dawn M.; JONES, Susan Dana; LEVINE, Howard L. The therapeutic monoclonal antibody market. In: MAbs. Taylor & Francis, 2015. p. 9-14.

SINGH, Surjit et al. Monoclonal antibodies: a review. Current clinical pharmacology, v. 13, n. 2, p. 85-99, 2018.

VIDAL, Thaís Jeronimo; FIGUEIREDO, Tatiana Aragão; PEPE, Vera Lúcia Edais. O mercado brasileiro de anticorpos monoclonais utilizados para o tratamento de câncer. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, 2018.

DEL DEBBIO, Carolina Beltrame; TONON, Lenita Maria; SECOLI, Silvia Regina. Terapia com anticorpos monoclonais: uma revisão de literatura. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 28, n. 1, p. 133-133, 2007.

PEREIRA, Jacielio Amaral et al. Anticorpos monoclonais para o tratamento do lúpus eritematoso sistêmico. Referências em Saúde do Centro Universitário Estácio de Goiás, v. 1, n. 01, p. 51-55, 2018.

Rua Coronel Gomes Machado, 358
Centro - Niterói - RJ
Brasil - CEP: 24020-112

+55 21 3907-2534
0800 015 1414

Rua Cristóvão Sardinha, 110
Jardim Bom Retiro - São Gonçalo - RJ
Brasil - CEP: 24722-414

+55 21 2623-1367
0800 015 1414
Grupo Biosys Kovalent | 2024

Desenvolvidopela Asterisco

Para o topo