O PAPEL DA ANÁLISE DO SÓDIO NA CLÍNICA

O PAPEL DA ANÁLISE DO SÓDIO NA CLÍNICA

Eletrólitos, como o sódio, potássio, cloreto e bicarbonato, têm um papel importante na manutenção da homeostase e ajudam a regular as funções dos nervos e músculos e manter um equilíbrio hídrico e ácido-base.

O sódio é o eletrólito responsável pela manutenção do equilíbrio osmótico sendo absorvido no intestino delgado por transporte ativo ligado a absorção de aminoácidos, bicarbonato e glicose. Além de regular a pressão osmótica, o sódio também é importante na manutenção do potencial de membrana, essencial em funções celulares como contrações musculares e transmissão de impulsos nervosos e na regulação do equilíbrio ácido básico, onde atua associado ao cloreto e ao bicarbonato.

Os distúrbios do sódio são muito comuns na prática médica, principalmente em pacientes internados em serviços de pronto-socorro, enfermarias e unidades de terapia intensiva, e caracterizam-se, principalmente, pelo risco de comprometimento do sistema nervoso central. O metabolismo do sódio é influenciado pelos esteroides adrenocorticais, que quando insuficientes ocasionam uma redução do sódio sérico e um aumento na excreção. Um baixo nível de sódio, hiponatremia, pode causar confusão e fraqueza muscular, enquanto um nível elevado, hipernatremia, pode causar paralisia ou convulsão.

Qualquer tipo de desequilíbrio é perigoso, uma vez que o funcionamento ideal do organismo depende desse equilíbrio de eletrólitos. Logo, a determinação do sódio, neste contexto, se configura como uma importante prática, uma vez que, esse eletrólito é essencial para várias funções do corpo e a medição desse parâmetro se torna essencial no diagnóstico assertivo e na escolha da melhor terapêutica.

Para saber mais sobre as nossas soluções para dosagem de eletrólitos, clique aqui.

Referências

CARVALHO, Clayton Barbiéri de; CARVALHO, Elaine Pereira Barbiéri de; CANTOS, Vitorino Modesto dos. Fisiopatologia dos distúrbios do sódio. Brasília méd, p. 40-52, 2007.

BARBOSA, Arnaldo Prata; SZTAJNBOK, Jaques. Distúrbios hidroeletrolíticos. Jornal de pediatria, v. 75, n. Supl 2, p. S223, 1999.

LEWIS, L. J. Considerações gerais sobre eletrólitos. Manual MSD, 2020. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/distúrbios-hormonais-e-metabólicos/equilíbrio-eletrolítico/consideracoes-gerais-sobre-eletrólitos>.

Rua Coronel Gomes Machado, 358
Centro - Niterói - RJ
Brasil - CEP: 24020-112

+55 21 3907-2534
0800 015 1414

Rua Cristóvão Sardinha, 110
Jardim Bom Retiro - São Gonçalo - RJ
Brasil - CEP: 24722-414

+55 21 2623-1367
0800 015 1414
Grupo Biosys Kovalent | 2022

Desenvolvidopela Asterisco

Para o topo